FAQ’s

Eu posso dirigir com minha carteira brasileira aqui em Queensland?

Sim, se vc está de visita, pode sim usar sua carteira de habilitação brasileira, com tanto que esta esteja válida. De acordo com o departamento de transporte de QLD (QLD transport), se a sua carteira está em idioma diferente de Inglês, ela deve ser traduzida por um profissional qualificado/juramentado (pelo NAATI).

Quando é que eu preciso tirar minha carteira australiana? De novo de acordo com o QLD Transport, se vc reside em QLD por mais de 3 meses, vc deve tirar a carteira australiana. este é o link para o QLD Transporte, click no licencing – visitors and new residents.

O que faço quando meu filho estiver doente?

Não adianta ligar direto para o pediatra, pois o sistema aqui funciona deste jeito:

Se seu filho está doente mas não é urgente, leve a criança a um GP (General Practitioner = clinico geral) – o GP vai decidir se é viral ou bacterial, e na maioria das vezes acaba por receitar um antibiótico (ou repouso) ou, se o caso é grave, ele pode recomendar ir a um hospital.  Se o médico achar que é o caso, ele pode encaminhar a um pediatra.  Neste caso ele escreverá um “referral”.

No caso de emergência (por exemplo, seu filho tem dificuldades de respirar, ou quebrou o braço etc) – vá direto para a emergência do hospital mais perto.  As mães de Brisbane recomendam o Mater Hospital e o Royal Brisbane Hospital, que tem até emergencia especial para criança). Pela nossa experiência, lá é o melhor lugar para emergência – o seu pediatra vai lhe falar isto também.

No caso de GPs – se você tem medicare, muitas clínicas não vão cobrar a consulta (isso chama-se BULK BILLING) – elas mandam a conta diretamente para Medicare; outras clinicas irão cobrar e você tem que pegar reembolso do Medicare (em algunss casos isso pode ser feito eletronicamente).  Voce

7. outras pessoas de interesse:
O irmão do Marcelo Ribeiro (que vende carne e foi o que fez o churrasco na festa junina) acabou de se formar em agente de imigração. Eu não sei se este tipo de informação é interessante para nosso publico, e também não sei os trâmites legais (Marcelo – help), em relação a colocar o nome dele na website ou um link pra ele. Ele fez uma tradução comigo e me deu o cartão dele. Ele era advogado no Brasil também, e sei lá, quem sabe alguém precisa dos serviços dele…Marcelo, a gente tem que pedir autorização dele se a gente achar que deve colocar esta informação? O nome dele é Marc Ribber (ele mudou de nome).

Em relação aos nomes dos cortes de carne, acho que a pessoa mais indicada seria o Marcelo Ribeiro ou mesmo o Edson da Karina talvez tenha como traduzir isto.